No mês de agosto, quatro massas de ar frio ingressaram no país, sendo a terceira, a mais importante devido à sua atuação em quase toda as Regiões do Brasil.
Nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste houve registro de geadas e em algumas localidades do Sul do país ocorreu neve. O deslocamento do anticiclone (terceira massa de ar frio intensa) causou um forte declínio da temperatura na Região Norte e no sul da Região Nordeste.
A última massa de ar frio que estava atuante no dia 31 de julho, na Região Sul, teve um deslocamento para o oceano, durante os primeiros dias do mês de agosto, permanecendo até o dia 3 na altura do litoral da Região Sudeste.
A primeira massa de ar frio continental atingiu o sul do Rio Grande do Sul no dia 8. O anticiclone associado deslocou-se pela Região Sul e para o sul do Mato Grosso do Sul. No dia 9, o anticiclone dividiu-se em dois núcleos, e um deles manteve-se na região central do Brasil, enfraquecendo no dia 11. O outro núcleo permaneceu até o dia 13, no litoral da Região Sudeste.
No dia 13 outro anticiclone que encontrava-se na região central da Argentina, com centro de 1044 hPa, deslocou-se para o leste atingindo o sul do Brasil. Posteriormente, estendeu-se para quase todas as Regiões do país. Essa massa de ar frio intensa (a segunda do mês) permaneceu até o dia 17 no interior, deslocando-se no dia seguinte para o oceano. No período de 18 a 22 de agosto, o anticiclone ficou no oceano, com seu centro na altura do litoral da Região Sudeste, porém, atuou na faixa litorânea, desde o sul da Região Nordeste até a Região Sudeste.
Nos dias 23 e 26, a terceira e a quarta massa de ar frio atuaram no sul do Rio Grande do Sul, deslocando-se no dia seguinte para o oceano.
As menores temperaturas do mês ocorreram no dia 15, na Região Sul. Na cidade de Cambará do Sul-RS foi registrado -3,0ºC; em Chapecó-SC -4,0ºC; e em São Joaquim-SC -5,0ºC. A temperatura mínima absoluta registrada no dia 15 foi de -2,5ºC em Irati, no Paraná.
No dia 15 houve precipitação de neve, de intensidade fraca, em Lagoa Vermelha, Passo Fundo e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Em Livramento, Cambará do Sul e em Bom Jesus, a intensidade foi moderada. Nas cidades de Farroupilha e Veranópolis também houve registro de neve. Nos dias 15 e 16, em São Joaquim e Camabará do Sul-SC houve precipitação de neve de intensidade moderada e fraca.
A tabela 2.7.1 mostra o número de geadas ocorridas no Rio Grande do Sul. Os dados são fornecidos pela FEPAGRO/SCT e 8º DISME/INMET.
[Índice]