Em agosto as chuvas se concentraram na faixa litorânea leste da região e também no litoral norte, destacadamente no Rio Grande do Norte e Maranhão. Foram registrados valores superiores a 50 mm no noroeste do Rio Grande do Norte e Maranhão e superiores a 200 mm (acumulados no mês) nas proximidades de Salvador. Em média, choveu 50 mm na faixa que vai desde a Paraíba até o sul da Bahia (figura 2.4.1).
Foram registrados desvios abaixo da média somente no agreste alagoano e pernambucano, e no litoral dos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Na região próxima a Salvador-BA os desvios foram positivos e superiores a 150 mm (figura 2.4.2). No restante da região ocorreram chuvas dentro da média. A situação das chuvas nesse mês foi mais favorável que no mês anterior, pois em julho a Região Nordeste apresentou um destacado padrão de anomalias negativas.
A maioria dos postos hidrométricos da Bacia do Rio Parnaíba não registrou chuva (tabela 2.4.1). As exceções foram: 0,5 mm em Fazenda Veneza (M.P.), 2,5 mm em Teresina (M.P.) e 3,2 mm em Prata do Piauí (M.P.). Na Bacia do Rio São Francisco a maior parte da chuva ocorreu no Baixo São Francisco.
[Índice]