Sete sistemas frontais atuaram nesse mês no Brasil. Esse número ficou próximo da média climatológica, que é de seis para latitudes entre 30š e 25šS. Dois sistemas deslocaram-se ao norte de 20šS. As frentes frias causaram poucas chuvas na Região Sul e nebulosidade no restante do país (figura 2.7.1).
O último sistema frontal do mês encontrava-se no dia 1 no litoral sul da Bahia. Este deslocou-se até o litoral de Sergipe, permanecendo estacionado até o dia 6, quando enfraqueceu. O mesmo sistema causou chuvas fracas na faixa litorânea da Bahia e nebulosidade em Sergipe. A precipitação mais significativa ocorreu no dia 4 (28 mm em Salvador-BA).
No dia 2, a primeira frente fria teve um deslocamento pelo litoral das Regiões Sul e Sudeste. Esse sistema se enfraqueceu no dia 4 em Campos-RJ. No litoral dessas regiões ocorreram nebulosidade e chuvas fracas.
O segundo sistema frontal do mês atuou no dia 7, no Sul do país, enfraquecendo no dia 10 no litoral sul da Bahia. A frente fria deslocou-se pelo interior das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Durante a sua trajetória causou chuvas em quase todo o Estado do Rio Grande do Sul, e nebulosidade no restante das Regiões. No dia 7 foram registradas as chuvas mais significativas. Foram 30 mm na cidade de Bagé e 27 mm em Santa Vitória do Palmar, no Estado do Rio Grande do Sul.
No dia 13, a terceira frente fria ingressou no sul do Rio Grande do Sul. Esse sistema deslocou-se tanto pelo interior como pelo litoral do país. Pelo interior deslocou-se até Pirapora-MG, Vera Gleba Celeste-MT e, pelo litoral até Recife-PE. A precipitação ocorreu no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, com valores entre 10 e 17 mm. Na Região Nordeste houve precipitação no litoral e em algumas localidades do interior da Bahia. De 17 a 22 de agosto foram registradas chuvas diárias em Salvador-BA, e a mais significativa (67 mm) ocorreu no dia 17. No restante das Regiões essa frente só causou nebulosidade.
No dia 18, a quarta frente fria do mês atuou no litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, deslocando-se no dia seguinte para o oceano, causando apenas nebulosidade no litoral desses Estados.
O quinto sistema frontal atuou no dia 22 na cidade de Rio Grande-RS. Esse sistema deslocou-se somente pelo litoral da Região Sul, deslocando-se no dia 24 para o oceano, na altura do litoral de Paranaguá-PR. Esse sistema causou apenas nebulosidade.
No dia 25 ocorreu uma frontogênese e ciclogênese no Rio Grande do Sul. O sistema deslocou-se pelo interior de Uruguaiana-RS e pelo litoral até Iguape-SP, desviando-se no dia 28 para o oceano. Durante a sua trajetória causou chuvas fracas e moderadas em todo o Estado do Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina. A frente fria se enfraqueceu no dia 27, no litoral de Iguape-SP.
O último sistema frontal do mês (sétimo) encontrava-se no dia 31, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
[Índice]