MASSAS DE AR FRIO E GEADAS


Das seis massas de ar frio que atuaram no Brasil no mês de setembro, cinco ingressaram pelo sul do País e deslocaram-se para o oceano no dia seguinte. Estes anticiclones foram de fraca intensidade, causando apenas um moderado declínio de temperatura na Região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul. A primeira massa de ar continental causou queda de temperatura em quase todas as regiões do País. Houve registro de geadas e precipitação de neve na Região Sul.

A massa de ar frio do mês anterior, continuou atuando sobre a Região Sul nos dias 01 a 03, deslocando-se posteriormente para o Oceano Atlântico, onde permaneceu estacionária até o dia 08. Houve declínio de temperatura acentuado na Região Sul e moderado no litoral das Regiões Sul e Sudeste.

A primeira massa de ar frio continental ingressou pelo oeste do Rio Grande do Sul no dia 09, avançando para as Regiões Sul, Centro-Oeste, sul da Região Sudeste e sul da Região Norte nos dias 10 e 11. A partir do dia 12, a massa de ar frio deslocou-se e permaneceu no oceano. Durante a sua trajetória, causou temperaturas inferiores a 10ºC na Região Sul, e moderadas nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. No período de 09 a 11, a presença de um sistema de baixa pressão no oceano, na altura do litoral de Santa Catarina, favoreceu a ocorrência de precipitação de neve em São Joaquim-SC. Houve geada em 16 localidades do Rio Grande do Sul, com ênfase no município de São Gabriel, que registrou cinco episódios no mês. Também ocorreu geada em locais serranos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e no sul do Mato Grosso do Sul.

Os demais anticiclones foram notados em cinco episódios distintos: dias 13 a 15; dias 16 e 17; dias 24 e 25; dias 26 e 27 e dias 29 e 30. Ao ingressarem, estas massas de ar frio causavam declínio de temperatura no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, deslocando-se posteriormente para o oceano.


[Índice]