MASSAS DE AR FRIO E GEADAS


Cinco massas de ar frio atuaram no País durante o mês de setembro. De modo geral, os anticiclones frios associados tiveram sua trajetória continental, atuando em quase todas as Regiões do Brasil. Registraram-se geadas nas Regiões Sul e no sul do Mato Grosso do Sul e precipitação de neve na serra catarinense nos dias 02, 12 e 25. No extremo sul do Rio Grande do Sul, a temperatura foi inferior a 10ºC em 18 dias e, na região serrana de Bom Jesus-RS, em 24 dias. Entre os dias 12 e 13, a temperatura mínima atingiu 3,8ºC em Santa Vitória do Palmar-RS, 2,9ºC em Santa Maria-RS, 3ºC em São Luís Gonzaga-RS, e 0,2ºC em Bom Jesus-RS. No Paraná, a temperatura mínima atingiu 6,3ºC em Foz do Iguaçu, nos dias 03 e 13. Em Corumbá-MS, a mais baixa temperatura foi 10,4ºC no dia 15. Na Região Sudeste, houve declínio de temperatura entre 4ºC e 6ºC. No Vale do Paraíba, em São Paulo, os mais baixos valores de temperatura foram notados no final do mês. Na Região Norte, a incursão de ar frio proporcionou declínio de temperatura de até 3ºC em algumas localidades, com ocorrência de episódios de "friagem" nos dias 03, 14 e 26.

A última massa de ar frio do mês de agosto, continuou sua trajetória pelo oeste da Região Sul e pela Região Centro-Oeste no período de 01 a 03 de setembro, estendendo-se posteriormente para a Região Norte e oeste dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A presença de um ciclone no litoral da Região Sul, contribuiu para a ocorrência de neve nas cidades serranas de Santa Catarina no dia 02.

No dia 05, um anticiclone frio ingressou pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, deslocando-se para leste e posicionando-se no litoral sul do País. No período de 08 a 10, o centro do anticiclone permaneceu sobre o Atlântico, causando declínio de temperatura na faixa litorânea das Regiões Sul e Sudeste.

No dia 11, a segunda massa de ar frio atuou no Rio Grande do Sul. O anticiclone associado teve sua trajetória pelo interior da Região Sul, pelo oeste e centro da Região Centro-Oeste, e pelo sul e centro da Região Norte. Pelo litoral, atuou desde o sul do Rio Grande do Sul até o sul da Bahia. No dia 12, a atuação de um cavado sobre a Região Sul proporcionou a ocorrência de precipitação de neve em São Joaquim-SC. No dia 16, o anticiclone encontrava-se sobre oceano.

A terceira massa de ar frio atuou no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina no dia 16. No dia seguinte, o anticiclone associado teve duas trajetórias, uma pelo interior das Regiões Centro-Oeste e sul da Região Norte e outra pelo litoral das Regiões Sul e Sudeste. Nos dias 20 e 21, o anticiclone continuou atuando tanto no interior como no litoral do Rio Grande do Sul. Posteriormente, atuou na faixa litorânea desde Santa Catarina até Vitória-ES.

No dia 25, o quarto anticiclone frio ingressou pelo Rio Grande do Sul, com trajetória pelo interior das Regiões Centro-Oeste e Norte. Neste dia, a intensificação do jato subtropical sobre a Região Sul proporcionou a ocorrência de precipitação de neve em São Joaquim-SC, semelhante ao dia 12. Entre os dias 26 e 28, esta massa de ar frio atuou no litoral das Regiões Sul e Sudeste.

No dia 30, a quinta e última massa de ar frio ingressou na cidade de Uruguaiana, localizada no extremo oeste do Rio Grande do Sul.


[Índice]