SISTEMAS FRONTAIS E FRONTOGÊNESE


Seis sistemas frontais atuaram no mês de setembro (Figura 22). Este número ficou ligeiramente abaixo da climatologia que é de sete sistemas para latitudes entre 35šS e 25šS. A formação de ciclogêneses contribuiu para a ocorrência de chuvas acima da média em grande parte da Região Sul do Brasil e no sudeste de São Paulo.

O último sistema frontal do mês de agosto, que se encontrava no litoral de Santos-SP no dia 31, posicionou-se em Ubatuba-SP no início deste mês. Nos dias subseqüentes, a frente fria avançou pelo interior das Regiões Centro-Oeste e Norte, deslocando-se para o oceano no dia 04. Neste mesmo dia, a formação de um cavado em todos os níveis originou uma ciclogênese na Região Sul. No dia seguinte, configurou-se o primeiro sistema frontal em Iguape-SP. Pelo litoral, esta primeira frente deslocou-se até Vitória-ES e, pelo interior, avançou sobre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, atuando também no leste da Região Centro-Oeste.

O segundo sistema frontal ingressou pelo sul do Brasil, posicionando-se no litoral de Florianópolis-SC no dia 11. Pelo interior, esta frente fria deslocou-se até Franca-SP e Diamantino-MT. No dia 14, este sistema encontrava-se somente no litoral de Vitória-ES, deslocando-se para o oceano no dia seguinte.

No dia 15, a formação de uma ciclogênese próxima à Região Sul e Estado de São Paulo resultou na configuração do terceiro sistema frontal, que se posicionou no litoral de Iguape-SP no dia 16. Pelo interior, este sistema atingiu Franca-SP e o leste da Região Centro-Oeste, deslocando-se, pelo litoral, até Cabo Frio-RJ, onde enfraqueceu.

No dia 18, a configuração de um vórtice ciclônico ao sul do Uruguai e a formação de uma baixa pressão adjacente à Região Sul e litoral de São Paulo deram origem a uma ciclogênese e frontogênese que atuou desde o Rio de Janeiro até o sul da Bahia. Pelo interior, esta quarta frente fria deslocou-se até Bom Jesus da Lapa-BA e Diamantino-MT.

O quinto sistema frontal ingressou pelo sul do País no dia 24. Esta frente fria deslocou-se pelo interior das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, permanecendo estacionária no litoral de Caravelas-BA entre os dias 27 e 28.

A sexta frente fria ingressou pelo interior e litoral do Rio Grande do Sul no último dia do mês.


[Índice]