SUMÁRIO


A primavera iniciou no dia 22, às 19:23h. Neste mês, observou-se o início de um ligeiro aumento das chuvas nas Regiões Sul e Sudeste. As massas de ar frio que avançaram pelo sul do País causaram geadas fracas na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul e, em alguns dias, houve precipitação de neve nas serras catarinense e gaúcha. Na Região Norte, a incursão de ar frio proporcionou declínio acentuado de temperatura em Rondônia, no Acre e no Amazonas, com ocorrência do fenômeno de "friagem".

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) apresentou valores acima da média no Pacífico Oeste e abaixo da média entre a costa do Peru e aproximadamente 130ºW. No Atlântico Tropical Norte, as águas continuam acima da média histórica, situação essa que vem sendo observada desde agosto de 2004. De modo geral, os parâmetros oceânicos e atmosféricos globais indicam condições de neutralidade em relação ao fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS).

Considerando a estiagem observada em parte da Região Norte do Brasil, destacaram-se os desvios negativos das vazões no Amazonas e em Tocantins.

As queimadas detectadas em setembro de 2005 excederam em 22% o número de focos registrados em agosto passado, porém estiveram próximos ao número de focos observados no mesmo período de 2004.


[Índice]