Em setembro, foram observadas anomalias positivas de Pressão ao Nível do Mar (PNM), com valores de até 6 hPa nos mares de Bellingshausen e Amundsen. Anomalias negativas ocorreram no mar de Lazarev e ao norte dos mares de Weddell e Ross (Figura 34). No nível de 500 hPa, registrou-se anomalia positiva de geopotencial no platô antártico (ver Figura 12, seção 1).
O campo mensal de anomalia de vento em 925 hPa apresentou escoamento de ar de sul para norte, a partir do mar de Weddell em direção ao Atlântico Sudoeste e ao sul do Brasil (Figura 35). Contudo, foram registrados apenas dois episódios deste escoamento de ar de sul para norte, totalizando sete dias. Como conseqüência, a temperatura variou entre normal e abaixo da média na Região Sul do Brasil. Em setembro de 2005, este fluxo ocorreu em seis episódios, com duração de onze dias, registrando-se anomalias negativas de temperatura, de até 3ºC, no sul do Brasil.
A temperatura do ar em 925 hPa apresentou-se até 8ºC acima da média nos mares de Amundsen e de Ross e até 2ºC abaixo da média no mar de Weddell (Figura 36). No nível de 500 hPa, registraram-se temperaturas cerca de 2ºC acima da climatologia no interior do continente.
A advecção de ar mais quente do sul do Oceano Pacífico, em direção aos mares de Bellingshausen e Amundsen, no nível de 925 hPa (ver Figura 35), com ventos do mar para costa, contribuiu para a fraca retração na extensão do gelo marinho destes mares, a qual vem sendo observada desde junho deste ano (Figura 37).
Na estação brasileira, Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), registraram-se ventos predominantes de oeste e norte. Na média mensal, a magnitude do vento foi igual a 6,6 m/s, dentro da média climatológica para este mês. A temperatura média do ar, igual a -4,7ºC, ficou 0,7ºC abaixo da normal (-4,0ºC), sendo este o segundo mês mais frio do ano de 2006. Ressalta-se que, durante todo o primeiro semestre de 2006, as temperaturas estiveram cerca de 2ºC acima da climatologia. Dados anuais completos e resumos mensais, bem como a climatologia da EACF (período de 1985 a 2006), encontram-se disponíveis no site http://antartica.cptec.inpe.br/~rantar/data/resumos/climatoleacf.xls.
[Índice]