MASSAS DE AR FRIO E GEADAS


Seis massas de ar frio atuaram no decorrer do mês de setembro. A massa de ar frio que atuou no início do mês foi mais intensa e favoreceu a ocorrência de neve em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Fonte: INMET e METSUL).

O ciclone extratropical associado ao sistema frontal que se localizava no litoral da Região Sul entre os dias 03 e 04 favoreceu a advecção de umidade para o leste dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na tarde do dia 04, já havia nevado em 19 cidades do Rio Grande do Sul e, segundo dados fornecidos pela EPAGRI, os maiores acumulados de neve foram registrados em São Joaquim-SC (5 cm), Urupema-SC (10 cm) e Urubici-SC (15 cm). Esta primeira massa de ar frio continental estendeu-se para as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e para o sul da Região Norte. Na Região Sul, destacou-se a queda acentuada de temperatura no município de São Joaquim-SC, que registrou -5ºC no dia 05 (valor igual ao registrado em 1990). A partir do dia 06, esta massa de ar frio teve um deslocamento para o oceano e, entre os dias 10 e 12, atuou no litoral do Espírito Santo e sul da Bahia, onde causou declínio de temperatura.

No dia 09, outro anticiclone com pressão em seu centro de 1016 hPa atuou no Rio Grande do Sul, deslocando-se, posteriormente, para o oceano.

A terceira massa de ar frio ingressou no Rio Grande do Sul no dia 16. Esta massa de ar frio influenciou apenas a Região Sul, estendendo-se até o litoral de São Paulo. O centro do anticiclone associado, com valor igual a 1028 hPa, posicionou-se sobre o oceano, na altura do Uruguai, no dia 17.

No dia 21, a quarta massa de ar frio atuou rapidamente sobre a Região Sul e o Mato Grosso do Sul, posicionando-se sobre o oceano no dia seguinte.

A quinta massa de ar frio continental ingressou pelo oeste do Rio Grande do Sul no dia 23, estendendo-se para a Região Centro-Oeste e sul da Região Norte. O centro do anticiclone associado intensificou sobre o oceano no dia 26, onde permaneceu quase estacionário até o dia 28. Este anticiclone advectou ar frio para o leste da Região Sudeste e sul do Nordeste. Em Caravelas-BA, a temperatura mínima declinou de 22,4ºC, no dia 25, para 15,9ºC, no dia 28. Neste mesmo dia, a sexta e última massa de ar frio do mês ingressou pelo sul do País. No dia seguinte, esta massa de ar frio atuou em Santa Catarina e, posteriormente, na faixa litorânea do Paraná e São Paulo.

Segundo informações da EMBRAPA e do INMET (8º Distrito), ocorreram vários episódios de geada no Rio Grande do Sul, a saber: três dias nas cidades de Quaraí, São Borja, Taquarí e Ijuí; dois dias em Cruz Alta, Pelotas e Júlio de Castilhos; e cinco dias nas cidades serranas de Veranópolis e Vacaria.


[Índice]