Os primeiros dez dias de outubro foram marcados por chuvas intensas e inundações no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com chuvas diárias superiores a 50 mm e o registro de perdas humanas e materiais. Observou-se o aumento de chuvas nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Na Região Norte, as chuvas apresentaram-se mais regulares no setor oeste e ficaram acima da média no setor norte. Na Região Nordeste, choveu preferencialmente no setor leste.
Seis sistemas frontais atuaram no País, dos quais apenas dois alcançaram o sul da Bahia. As massas de ar frio foram de fraca intensidade, mas ocasionaram temperaturas inferiores a 10ºC na Região Sul. Nas Regiões Sudeste e Sul, as temperaturas mínimas estiveram entre 10ºC e 20ºC.
Na bacia do Oceano Pacífico, a configuração dos parâmetros oceânicos e atmosféricos continuam evidenciando um padrão de neutralidade no que se refere ao desenvolvimento de um episódio ENOS neste mês.
Com as chuvas do início do mês, observou-se uma situação de recarga apenas em algumas barragens da Região Sudeste. Na barragem de Ilha Solteira-SP, a situação foi um pouco melhor quando comparada com o mês anterior. No sul e sudoeste de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná, os desvios das vazões foram positivos nos postos de Registro, Xavantes e Capivara.
[Índice]