Foram observados dez sistemas frontais no mês de outubro, no País, embora a maior parte deles tenha atuado apenas até o sul do Estado de São Paulo (Figura 21). Este número ficou bem acima da média histórica que são de seis sistemas. Ocorreram duas ciclogêneses associadas às chuvas intensas observadas no sul do Brasil.
O último sistema frontal do mês de setembro, continuou sua trajetória nos primeiros dias de outubro, atingindo o litoral sul da Bahia.
As frentes frias que ocorreram entre os dias 03 e 17, restringiram sua atuação ao Rio Grande do Sul e sul de São Paulo. Este período foi de estiagem em grande parte do Brasil Central. As chuvas intensas registradas no dia 08, no Rio Grande do Sul, estiveram associadas ao terceiro sistema frontal e excederam os 50 mm.
A frente fria que ingressou no País, no dia 20, teve um deslocamento pelo litoral atingindo Caravelas-BA, no dia 24, onde favoreceu à ocorrência de chuvas fracas a moderadas.
O oitavo sistema frontal atingiu o Rio Grande-RS no dia 25. Esta frente fria apresentou rápido deslocamento e atingiu a cidade do Rio de Janeiro no dia 27, quando se deslocou para o oceano. Os totais diários associados a este sistema foram superiores a 50 mm no oeste do Paraná e Santa Catarina.
A frente fria que atingiu o extremo sul do País, no dia 27, apresentou fraca intensidade e rápido deslocamento pela Região Sul do Brasil.
O último sistema frontal do mês causou chuvas generalizadas nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Esta frente fria iniciou sua trajetória em Torres-RS, no dia 29, atingindo o Rio de Janeiro no dia 31.
[Índice]