DADOS HIDROLÓGICOS


Ocorreram poucas chuvas nas bacias brasileiras durante o mês de outubro, o que refletiu na predominância de vazões abaixo da MLT.

A Figura 30 apresenta a distribuição espacial das estações utilizadas. A evolução temporal das vazões médias mensais observadas e os correspondentes valores Médios de Longo Termo (MLT), para estas estações, são mostrados na Figura 31. A Tabela 3 apresenta os valores das vazões médias mensais para cada estação e os desvios relativos à MLT.

O Rio Negro apresentou uma cota média de 20,18 m, sendo a máxima de 21,94 m e a mínima de 19,32 m (Figura 32).

Na bacia do Amazonas, permaneceu uma situação de estiagem, com valores de vazão menores que no mês anterior. Apenas na estação de Samuel-RO, a vazão observada foi superior ao mês anterior. Contudo, em comparação com a MLT, a maioria das estações apresentou desvios positivos, com exceção de Coaracy Nunes-AP.

Na bacia do Rio Tocantins, a estação de Tucuruí-PA continuou refletindo a situação de estiagem, apresentando vazão menor que a observada no mês anterior e também menor que a esperada de acordo com a MLT. Situação similar foi observada na bacia do Rio São Francisco, nas estações de Sobradinho-BA e Três Marias-MG.

Na bacia do Rio Paraná, com exceção das estações de Emborcação-MG e Itumbiara-MG, houve aumento nos valores de vazão em relação ao mês anterior. Contudo, estes valores ainda ficaram abaixo da MLT deste período.

Na bacia do Atlântico Sudeste, as vazões observadas foram maiores que as do mês anterior, porém, menores que os correspondentes valores da MLT. Na estação Blumenau-SC, as vazões apresentaram desvio negativo. No Vale do Itajaí, as estações de Apiúna, Ibirama e Taió apresentaram anomalias positivas de precipitação (Tabela 4).

Na bacia do Uruguai, a vazão observada na estação Passo Fundo-RS foi maior que a apresentada no mês anterior, porém o desvio foi negativo quando comparado à MLT.

De modo geral, houve aumento das vazões medidas nas estações da parte sul da bacia do Paraná, da bacia do Uruguai e do Atlântico Sudeste, em comparação ao mês anterior. Nas demais estações, os valores observados diminuíram relativamente ao mês anterior.


[Índice]