GRANDE ESCALA


Em outubro, a TSM sobre o Pacífico Equatorial permaneceu ligeiramente acima da média (Figura 1). Houve um aquecimento ao longo da faixa equatorial deste oceano, em relação ao mês anterior. A região Nino 1+2 apresentou anomalia média igual a 0,1ºC. Em setembro, a média nesta região foi igual a -0,5ºC (Tabela 1). Anomalias positivas também foram registradas nas regiões Niño 3, 3.4 e 4. O Oceano Atlântico Norte apresentou anomalias positivas, com maiores valores próximo à costa da África. Nota-se que, de janeiro de 2002 até o presente, as TSM’s estiveram próximas à climatologia nas áreas Niño 1+2 e 3, porém, acima da média durante todo o período na região Niño 4 (Figura 2).

No campo de Radiação de Onda Longa (ROL), destacou-se a costa leste da Índia, onde a atividade convectiva foi maior que a climatologia. Ressaltaram-se as áreas de supressão da atividade convectiva no norte da Austrália e sul do continente africano (Figura 4).

A alta pressão subtropical do Pacífico Sudeste enfraqueceu em comparação aos valores climatológicos (Figura 5). No Atlântico, a alta pressão subtropical intensificou no setor sul e próximo à América do Sul, proporcionando redução das chuvas em grande parte do Brasil Central.

O escoamento em 850 hPa (Figuras 6 e 7) evidenciou o enfraquecimento dos ventos alísios no Pacífico Leste e no Atlântico Equatorial.

A Alta da Bolívia não se configurou, ocorrendo uma anomalia ciclônica sobre a América do Sul em altos níveis, com enfraquecimento do jato subtropical. O jato, a leste da Austrália, esteve mais intenso, proporcionando uma circulação ciclônica ao sul e anticiclônica ao norte (Figura 9).

No Hemisfério Sul, o campo médio de geopotencial em 500 hPa (Figura 12) evidenciou um número de onda 3 ao sul de 60ºS. No sudeste da Austrália, notaram-se valores de geopotencial abaixo da média, o que indica uma situação barotrópica, já que anomalias ciclônicas também foram observadas em baixos e altos níveis nesta região (Figura 12).

Figuras

[ Figura1][ Figura2] [ Figura3] [ Figura4] [ Figura5] [ Figura6][ Figura7] [ Figura8] [ Figura9] [ Figura10] [ Figura11] [ Figura12][ Tabela1]


[Índice]