No mês de outubro, a maioria dos sistemas frontais esteve associada à formação de ciclogêneses que causaram chuvas, ventos fortes e queda de granizo na Região Sul do Brasil. No total, foram observados sete sistemas frontais, ficando este número dentro da média climatológica para latitudes entre 35šS e 25šS. Somente um sistema frontal posicionou-se ao norte de 20šS (Figura 22).
O último sistema frontal do mês anterior, encontrava-se no dia 01 no litoral da Bahia, em Ilhéus, deslocando-se para o oceano no dia seguinte.
No dia 06, o primeiro sistema frontal atuou tanto pelo interior como pelo litoral das Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Pelo litoral, deslocou-se até o Rio de Janeiro e, pelo interior, até Franca-SP e Campo Grande-MS. Houve aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas fracas a moderadas nestas áreas. No dia 09, esta primeira frente fria enfraqueceu e deslocou-se para o oceano. Neste mesmo dia, uma nova frente fria atuou tanto pelo litoral como pelo interior das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Esta segunda frente fria atingiu as localidades de Guaíra-PR e Pato de Minas-MG, pelo interior. Na cidade de São Luís Gonzaga-RS, choveu 60 mm no dia 09. Este sistema causou chuvas de intensidade moderada a fraca e encontrava-se no litoral sul da Bahia no dia 13. Nos dias subseqüentes, deslocou-se até o litoral de Maceió-AL, onde enfraqueceu.
O terceiro sistema frontal proporcionou aumento da nebulosidade e chuvas fracas no litoral de Santa Catarina, no dia 15, deslocando-se para o oceano no dia seguinte. O quarto sistema frontal ingressou no Rio Grande do Sul no dia 19. Esta frente fria estava associada a uma ciclogênese que se encontrava no oceano e apresentou um rápido deslocamento até o Rio de Janeiro, onde enfraqueceu. Durante a sua trajetória, causou nebulosidade e chuvas fracas.
No dia 21, um novo sistema frontal atuou no Rio Grande do Sul. Este sistema também esteve associado a um sistema de baixa pressão em superfície localizado no Paraguai. Esta frente fria deslocou-se, pelo interior, até Presidente Prudente-SP e Campo Grande-MS e, pelo litoral, até Cabo Frio-RJ, encontrando-se no Rio de Janeiro-RJ no dia 24. No dia seguinte, foi para o oceano. Foram registradas chuvas com valores superiores a 40 mm no oeste de Santa Catarina e no sul do Mato Grosso do Sul.
No dia 25, um sistema de baixa pressão na parte central da Argentina interagiu com um sistema frontal que se encontrava no oceano, originando uma frontogênese no sul do País. No dia 26, um vórtice ciclônico em ar superior, localizado no sul da Bahia, manteve esta frente fria semi-estacionária entre o litoral do Estado de São Paulo e o Rio de Janeiro, até o dia 29. Ocorreram chuvas intensas em quase toda a Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul no dia 26. Nas localidades de Uruguaiana e em Santa Maria-RS, os totais registrados foram iguais a 121 mm e 84 mm, respectivamente.
O sétimo e último sistema frontal encontrava-se no interior e litoral do Rio Grande Sul no dia 31.
[Índice]