SUMÁRIO


Em outubro, as chuvas foram mais freqüentes no sul do Brasil. Além da influência das frentes frias, foram observados alguns eventos de chuva intensa e de curta duração nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Na segunda quinzena do mês, iniciaram-se as chuvas no sudoeste da Amazônia, amenizando a situação de estiagem nesta área. No centro-norte do País, as chuvas foram poucas e prevaleceram totais acumulados inferiores à média histórica.

No Oceano Pacífico Equatorial, a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) esteve abaixo da média no setor leste, porém, com condições de neutralidade em relação à configuração do episódio frio do fenômeno ENOS. Continua em destaque o aquecimento das águas superficiais no Atlântico Tropical Norte.

Do ponto de vista hidrológico, as vazões continuaram abaixo da MLT nas bacias do Amazonas, Tocantins, São Francisco e no nordeste da bacia do Paraná.

Em função das anomalias negativas de precipitação verificadas em Minas Gerais, na Região Nordeste e na Amazônia, as queimadas aumentaram em 22% em relação ao mesmo período de 2004.


[Índice]