JATO SOBRE A AMÉRICA DO SUL


Neste mês o Jato Subtropical praticamente desapareceu, apenas foi observado nos dias 13 e 14, entre as latitudes de 26 e 33°S, com um núcleo máximo de 55 m/s. O desaparecimento da Corrente de Jato Subtropical deve-se à posição média desta corrente, que muda em direção ao equador no período do inverno e, em direção aos pólos no verão, prevalecendo neste período, o Jato Polar ou Extratropical. Mesmo assim, nota-se no campo médio de escoamento em altos níveis valores de 30 m/s sobre a América do Sul, em 30°S.

Ao analisar a situação diária do escoamento no mês de outubro sobre o Continente, observou-se que os ventos mais significativos ocorreram nos dias 9 e 23, no sul do Chile, próximo aos Andes e, na Argentina, com um núcleo de 75 e 80 m/s. Em média, os núcleos variaram entre 60 e 70 m/s. No Brasil, apenas foram registrados ventos superiores a 50 m/s no dia 14, sobre o RS.

Neste mês também observou-se que em muitos dias, o Jato Extratropical não esteve presente sobre o Continente Sul-americano. O núcleo mais intenso ocorreu no dia 8, sobre o Pacífico Sul, em torno de 75 m/s.


[Índice]