REGIÃO NORDESTE


Em outubro ocorreram precipitações acima de 25 mm no centro-sul da Bahia e sul dos Estados do Maranhão e Piauí. As maiores precipitações ocorreram no litoral sul da BA, devido à atuação de sistemas frontais que permaneceram semi-estacionários sobre a Região, com valores superiores a 100 mm (figura 2.4.1). Nas demais áreas da Região ocorreram precipitações inferiores a 10 mm. Desvios negativos foram observados no centro-sul da Região, principalmente no sudoeste da Bahia, onde foram registrados valores inferiores a 75 mm. Anomalias positivas ocorreram próximas ao litoral central da Bahia. Na faixa norte da região, a precipitação apresentou valores dentro da média climatológica (figura 2.4.2).

Na bacia do Rio Parnaíba (figura 2.4.3) ocorreu precipitação em todos os postos hidrométricos, com os maiores valores em Alto Parnaíba (A.P) com 91,7 mm, Balsas ( A.P) com 83,6 mm e Boa Esperança da Jusante (A.P) com 81,0 mm (tabela 2.4.1). Mesmo assim, os desvios foram negativos em todos os postos.

Na bacia do Rio São Francisco (figura 2.4.3) ocorreu precipitação somente nos Postos pluviométricos da região do Alto e Médio Parnaíba. Os maiores valores ocorreram em São Francisco (A.S.F) com 83,6 mm, Carinhanha (61,8 mm) e São Romão (55,1 mm). Os desvios foram negativos em todos os postos. O único que apresentou desvio positivo foi Traipu (B.S.F.). Nos demais postos não ocorreram precipitações significativas.


[Índice]