As massas de ar frio predominaram quase todo o mês de outubro no litoral do país, exceto a primeira que teve um deslocamento continental. Em geral os anticiclones ao ingressarem na Região Sul, deslocavam-se para o oceano, estendendo-se desde o litoral sul do Rio Grande do Sul até o sul da Bahia, causando declinío de temperatura nestas regiões.
A primeira massa de ar frio ingressou no dia 1 no Rio Grande do Sul deslocando-se pelo interior até o sul da Região Norte causando declínio acentuado de temperatura nesta região.
A incursão do anticiclone para a Região Central e Norte do Brasil contribuiu para um declínio acentuado de temperatura (tabela 2.7.1).
No dia 2 a passagem de um cavado pela Região Sul causou nebulosidade e favoreceu precipitação de neve na Região de Serra em Santa Catarina. Geadas foram registradas em várias localidades da Região Sul. Na Bahia as temperaturas mínimas estiveram entre 14 a 18ºC, principalmente no centro/sul deste Estado.
Nos dias 10 a 13 a segunda massa de ar frio atuou na Região Sul e no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro deslocando-se para o oceano. A terceira massa de ar frio foi fraca e atuou no dia 14 no extremo sul do país deslocando-se no dia seguinte para o oceano. Entre os dias 17 a 20 o anticiclone associado à 4º massa de ar frio atuou no Rio Grande do Sul deslocando-se para o oceano e atingindo o litoral de Santa Catarina e Paraná. A quinta massa de ar frio atuou no país desde o dia 22 até o dia 28. O anticiclone associado teve um deslocamento pelo interior e pelo litoral do Brasil.
A sexta e última massa de ar frio do mês atingiu o Rio Grande do Sul no dia 30, estendendo-se pelo litoral da Região Sudeste encontrando-se no dia 31 no sul da Bahia. A menor temperatura registrada foi de –1,0 ºC na localidade Bom Jesus-RS. A tabela 2.7.2 mostra as localidades onde ocorreram geadas no Rio Grande do Sul.
[Índice]