VÓRTICES CICLÔNICOS E CAVADOS EM LATITUDES MÉDIAS


Os cavados e vórtices ciclônicos que atuaram neste mês causaram nebulosidade e organizaram convecção tropical ao interagirem com os sistemas frontais nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No decorrer do dia 5 e 6 observou-se a atuação de dois vórtices ciclônicos em altos níveis, vindos da Argentina e deslocando-se para a Região Sul. Estes sistemas causaram chuvas significativas entre os Estados de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Ventos fortes (8 m/s aproximadamente) foram registrados em algumas localidades do Rio Grande do Sul. Na Região Centro-Oeste ocorreram chuvas isoladas.

No dia 11, um cavado de onda curta foi observado no oeste da Região Sul, causando apenas nebulosidade. No dia seguinte este deslocou-se para o oceano.

O terceiro vórtice ciclônico atuou no dia 25 no sul do Brasil, e teve um deslocamento para nordeste afetando com nebulosidade e chuvas as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e sul da Região Nordeste. Este sistema ao deslocar-se para a Bahia, interagiu com um sistema frontal fraco que encontrava-se no litoral deste Estado, intensificando-o. O sistema frontal permaneceu semi-estacionário até o último dia do mês.


[Índice]