No dia 6, o primeiro vórtice ciclônico em altos níveis foi observado com o centro em 13oS e 30oW, na altura do litoral norte da Bahia. No dia 10 este sistema encontrava-se em 15oS e 40oW, no litoral sul da Bahia. Seu enfraquecimento se deu no dia seguinte.
O segundo vórtice esteve atuante durante o dia 18 em 18oS e 26oW. Tal sistema deslocou-se para o sul e no dia 19 estava em 23oS e 25oW. No dia 20, o vórtice enfraqueceu.
O terceiro vórtice ciclônico atuou durante dois dias na Região Nordeste, com centro em 05oS e 24oW.
Durante os dias 28, 29 e 30, foi observado o quarto vórtice ciclônico, que se manteve semi-estacionário na altura do litoral de Recife na Região Nordeste, com centro sobre Oceano Atlântico.
Observou-se uma circulação ciclônica em 850 hPa entre os Estados de Goiás e Minas Gerais. Em 500 hPa também observou-se circulação ciclônica que esteve associada a um cavado, nos dias 10, 11,12 e 13, sobre o Espirito Santo que deslocou-se para Minas Gerais e posteriormente para a Bahia.
Nas Regiões Sul e Sudeste observaram-se cavados invertidos em superfície e aglomerados convectivos, que ao se deslocarem para leste (atingindo a faixa litorânea destas Regiões) interagiam com sistemas frontais, intensificando-os. Alguns cavados estiveram presentes sobre a Região Centro-Oeste.
[Índice]