SISTEMAS FRONTAIS E FRONTOGÊNESE


A média climatológica da atuação de sistemas frontais é de seis sistemas no mês de dezembro, entre as latitudes 35º e 25ºS. A Figura27 mostra que, dos nove sistemas frontais que atingiram o Brasil neste mês, três sistemas se posicionaram ao norte de 20ºS.

Em geral, os sistemas frontais apresentaram um rápido deslocamento pela Região Sul e centro-sul da Região Sudeste. Ao atingirem o norte do Rio de Janeiro até o sul da Bahia as frentes frias permaneceramm semi-estacionárias em virtude da presença de Cavados e Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis (VCAN), centrados no Oceano Atlântico, ao norte dos sistemas frontais.

O sistema frontal que atuava em Campos-RJ, no final do mês anterior, permaneceu semi-estacionário entre Rio de Janeiro e Espírito Santo até o dia 4. No dia seguinte, uma nova frente fria interagiu com a anterior na altura de Vitória-ES. Este sistema organizou uma faixa de nebulosidade (ZCAS) que causou chuvas sobre o leste da Região Sudeste, enfraquecendo, no dia 8, em Caravelas-BA

O segundo sistema frontal atingiu o sul do País no dia 8. Este sistema deslocou pelo litoral, até a cidade de Caravelas-BA. Durante a sua trajetória, causou instabilidades e chuvas principalmente nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Entre os dias 12 e 19, três sistemas atingiram o Brasil, dos quais dois deles atuaram somente no extremo sul do Rio Grande do Sul, induzindo aumento da nebulosidade neste Estado. O sistema frontal que atingiu o interior e litoral do Rio Grande do Sul, nos dias 14 e 15, apresentou um deslocamento tanto pelo interior como pelo litoral. Esta frente fria associou-se ao sistema de baixa pressão localizado em Minas Gerais e, no período de 16 a 21, posicionou-se entre o Rio de Janeiro e sul da Bahia, organizando a ZCAS sobre estas regiões.

Dois sistemas frontais atingiram a Região Sul nos dias 22 e 23, e, ao interagirem com Cavados e o Jato em baixos níveis, organizaram áreas de instabilidade (CCM) e fortes chuvas no oeste do Rio Grande do Sul. Destes, o sexto sistema frontal enfraqueceu no litoral do Rio de Janeiro, enquanto que o sétimo deslocou-se apenas até Torres-RS.

O oitavo sistema frontal encontrava-se no litoral do Rio Grande-RS, no dia 27, enfraquecendo-se no litoral sul de São Paulo. Já o último sistema frontal do mês atingiu o litoral de Florianópolis-SC no dia 30, encontrando-se em Ubatuba-SP no dia 31.


[Índice]