VÓRTICES CICLÔNICOS E CAVADOS EM ALTOS NÍVEIS NAS LATITUDES EXTRATROPICAIS


Um vórtice ciclônico em altos níveis foi observado sobre a Região Sul. Este sistema organizou áreas de instabilidades no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no centro-sul do Paraná, no dia 4, posicionando-se sobre o oceano na altura do litoral de São Paulo, no dia seguinte.

No dia 15, um segundo vórtice ciclônico atuou em toda a Região Sul e no Mato Grosso do Sul, causando aumento da nebulosidade e instabilidade. O sistema proporcionou a ocorrência de chuvas no norte do Rio Grande do Sul e áreas de instabilidade no oeste do Paraná e norte do Mato Grosso do Sul.

A maior parte dos cavados que atuaram sobre a Região Sul encontrava-se no nível de 500 hPa. Nos dias 13 a 16, um cavado, no sul do País, intensificou a nebulosidade no Rio Grande do Sul. No dia 17, um novo cavado com eixo no interior de São Paulo causou nebulosidade e chuviscos no litoral deste Estado. No dia 18, observou-se o terceiro cavado desde o sul de Goiás até o sul de Minas Gerais, causando nebulosidade, chuvas fracas e permanecendo no dia seguinte estacionário sobre a região. Outros dois cavados foram observados nos dias 21 e 24, um no

Rio Grande do Sul e outro no Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso. Este sistemas causaram áreas de instabilidade nestes Estados.


[Índice]