VÓRTICES CICLÔNICOS NOS ALTOS NÍVEIS NA REGIÃO NORDESTE


A Figura33a ilustra a trajetória dos Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis (VCAN) no decorrer do mês de dezembro de 2000, onde se verificou que a maior parte dos sistemas apresentou sua trajetória sobre Oceano Atlântico. Dos sete sistemas que foram observados, apenas três atuaram no interior das Regiões Norte e Nordeste, causando aumento das nuvens durante a segunda quinzena. Estes sistemas apresentaram duração média de dois a seis dias e favoreceram à ocorrência de chuvas na Bahia, sul do Ceará, Piauí, e instabilidades isoladas nas demais áreas do Nordeste. A atuação da maioria dos Vórtices Ciclônicos sobre o oceano foi consistente com o posicionamento da alta subtropical deslocada para leste no campo de pressão (ver seção 1.2, Figura 5).

O VCAN que atuou nos primeiros dias do mês de dezembro sobre áreas oceânicas iniciou sua trajetória no final do mês anterior e continuou até o dia 8 deste mês, quando enfraqueceu.

O primeiro sistema que se formou neste mês atuou nos dias 10 a 14, a leste de 35ºW, oscilando entre 15ºS e 25ºS. O segundo VCAN esteve com seu centro próximo ao litoral sul da Bahia e Espírito Santo entre os dias 16 e 17.

Nos dias 18 e 19, observou-se o centro de dois VCAN que apresentaram duração de um dia. Um deles atuou no oeste do Amazonas e o outro no oceano, em 30oW, próximo ao Equador.

Outro Vórtice Ciclônico atuou no norte do Nordeste do dia 22 a 24. Entre os dias 27 a 30, outro sistema esteve centrado inicialmente no norte do Pará, deslocando-se para o Amazonas a partir do dia 28.

No dia 30, observou-se a configuração do último VCAN. Inicialmente, seu centro foi observado sobre o oceano, entre 27° W e 15° S, na altura do litoral da Bahia, e entre 35W° e 10S° no dia seguinte, na altura do litoral de Alagoas (Figura 33b).


[Índice]