MONITORAMENTO DA ZCAS


Durante o mês de dezembro foram observados os primeiros episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) neste verão.

O primeiro caso é mostrado na Figura 29a, na qual se nota a conFiguração da ZCAS no campo médio de convergência de umidade entre os dias 01 e 08. A região de atuação do fenômeno foi marcante sobre o Amazonas, centro-norte de Mato Grosso, centro de Goiás e Minas Gerais, prolongando-se sobre o Espírito Santo e Oceano Atlântico adjacente. Na Figura 29b, é mostrado o escoamento dos ventos em altos níveis, onde se verifica que a Alta da Bolívia (AB) e o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) estiveram deslocados para leste em relação à sua posição climatológica. Ainda nesta Figura, é mostrado o campo de vorticidade anticiclônica sobre a região de atuação da ZCAS. No campo de precipitação acumulada, verificam-se grandes volumes de precipitação na região de atuação (Figura 29c).

No segundo caso, a ZCAS esteve ativa entre os dias 17 e 22, quando foi observada a convergência de umidade em baixos e médios níveis (Figura 29d). Em altos níveis a circulação denota uma situação de ZCAS com a AB e VCAN conFigurados durante todo o período (Figura 29e). No campo de precipitação acumulada, os valores foram menores em relação ao primeiro caso (Figura 29f).


[Índice]