MONITORAMENTO DA ZCIT


Neste mês, inicia-se o monitoramento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) - um dos principais sistemas meteorológicos que provocam chuvas sobre o norte das Regiões Norte e Nordeste. Neste monitoramento, foi considerada a posição média da ZCIT a cada 5 dias (pêntadas), a partir do dia 01 de dezembro. Foram utilizados os campos diários de Radiação de Onda Longa (ROL). Estes campos são obtidos a partir de duas passagens do satélite NOAA-15, uma diurna e outra noturna.

O posicionamento médio da ZCIT é determinado através da localização dos mínimos valores de ROL no Atlântico Tropical, próximo ao equador. Nesta região, observa-se o máximo de convecção. A partir da localização dos mínimos de ROL, traça-se uma linha suavizada que representa a posição média pentadal da ZCIT (Figura 28a).

Analisando os campos pentadais de temperatura de brilho mínima (Figura 28b), observa-se que, durante os primeiros dez dias do mês, sua posição média oscilou entre 3º e 5ºN, portanto, desfavorável à ocorrência de chuvas no norte da Região Nordeste. No período de 16 a 20, a banda de nebulosidade da ZCIT se associou ao Vórtice Ciclônico localizado na Região Nordeste, formando uma extensa faixa de nebulosidade e, consequentemente, provocando chuvas em todo o litoral norte do Nordeste. No restante do mês, sua influência se deu através de oscilações da banda de nebulosidade. Ressalta-se que a ZCIT se apresentou em torno da sua posição média climatológica para o mês de dezembro.


[Índice]